quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como e quem convidar

Olá Pessoal! Quanto tempo, né??? Já estava com saudades. Pensaram que havia esquecido de vocês? Não em momento algum. Nos próximos dias teremos novidades. Aguardem!!!!!
Hoje ví no Noiva.com o dilema sobre a lista de convidados. Está muito legal e estou repassando pra vocês darem uma olhada. O comentário é da Cerimonialista Cris Calero. Amanhã vou postar como subscritar convites de casamento. Um grande Abraço.





Qual é o primeiro passo quando o assunto é lista de convidados?
A lista de convidados é um dos itens mais importantes do casamento, por isso,  o ideal é que o casal tenha definido quem serão as pessoas importantes e que não podem faltar. Deve-se fazer uma lista geral para que fique de acordo com acomodação que a igreja e o salão comportam (nada de prever 500 pessoas em salão que comporta 200). Os noivos já podem começar a fazer uma lista após pré-definido o orçamento, igreja e local. Uma dica importante é não estimar a presença do convidado quando estiver fazendo a lista, pois se está convidando é sinal que você quer que compareça e não somente está comunicando o casamento.
Quais são os critérios que devem ser utilizados para selecionar os convidados?
Fazer a lista é uma tarefa difícil, pois é uma seleção de pessoas do círculo familiar e amizades de duas pessoas, por isso, a lista deve ser feita pelo casal, mas separada por módulos. Um dos exemplos é separar por familiares da noiva, familiares do noivo, amigos da noiva, amigos do noivo, amigos em comum, colegas de trabalho da noiva e colegas de trabalho do noivo. Devem-se priorizar as pessoas realmente importantes e que vocês querem muito que estejam com vocês neste momento.
Para as pessoas que têm restrição de número de convidados, o que fazer com os colegas de trabalho que não serão convidados?
Neste caso um bom critério seria não entregar o convite no horário de expediente para evitar comentários pela empresa. Caso isso seja inevitável, pode-se justificar dizendo que o casamento é algo pequeno e íntimo e que infelizmente não se pode convidar todos que o casal gostaria.
No caso dos pais estarem pagando o casamento, como dizer que você não quer que alguém seja convidado quando, na verdade, eles querem que seja?
Quando o casal pensa em casar e  os pais que irão pagar o casamento, o ideal é no início já definirem alguns detalhes, como a lista de convidados. É muito importante deixar claro que o casamento é dos noivos e não dos pais. Os convidados dos pais são importantes para eles, mas serão pessoas que não estarão em sintonia com os noivos no dia do casamento e provavelmente irão jantar e não curtirão a festa. Neste caso sugiro que dentro da estimativa de convidados é possível pré-definir com os pais um número exato de pessoas que eles possam convidar. Uma ideia é de cinco casais para os pais da noiva e cinco para os pais do noivo, assim eles listarão as pessoas importantes e que não irão só fazer volume na festa.
Nas vésperas do casamento sempre há alguma mudança na lista. O cuidar nessa hora?
Nas vésperas do casamento podem ocorrer alterações na lista de convidados, alguns que haviam confirmado que não irão resolvem ir e outros que confirmaram presença por algum motivo não poderão comparecer. Também há outros acompanhantes que podem surgir de última hora. Neste momento, e com a ansiedade do grande dia, é bom filtrar e pedir ajuda ao noivo. Contatar a cerimonialista também é uma das dicas para auxiliar e realizar as alterações não somente na lista de convidados, mas também na ordem de mesas e layout do salão, caso seja necessário.
A lista de convidados deve ser pensada antes de reservar o salão. Que cuidados tomar nesta etapa?
A lista dever ser a primeira coisa que o casal deve fazer quando decidir casar. Desse modo poderá dimensionar o casamento e direcionar as opções de igrejas e salões que poderão acomodar seus convidados. Também irá facilitar no projeto e planejamento de todo o casamento. E como eu falei anteriormente, não se deve fazer uma lista já estimando os convidados que não irão comparecer, pois isso pode se tornar uma surpresa na confirmação da presença. O salão e a igreja desde o início têm que acomodar 100% da lista, mesmo que nem todos estejam presentes no dia especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário